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Conheça os alimentos que dão mais energia e disposição

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Veja como o consumo destes alimentos pode fazer uma diferença incrível na sua disposição e energia para o dia-a-dia

Conheça os alimentos que dão mais energia e disposição
Conheça os alimentos que dão mais energia e disposição



O ano novo começou e, se para algumas pessoas isso é motivo de grande alegria, para outras não.

Há aquelas pessoas que já estão se arrastando ao sair da cama cedo e não estão conseguindo ter foco ou alegria em suas tarefas diárias.

Seja por problemas pessoais ou profissionais, todos já tivemos altos e baixos na vida e o importante é manter a fé e acreditar que a vida é uma verdadeira roda gigante, em que algumas vezes estamos mais no alto e outras mais embaixo.

Saber lidar com as experiências ruins e tirar algum aproveito da situação pode ser a chave para a felicidade e o sucesso.

Mas além destas hipóteses, há também razões físicas para todo este cansaço e desânimo, como algumas doenças – entre elas a anemia, o hipotireoidismo e o stress.

Além disso, há alimentos que ‘roubam’ nossa energia e contribuem para o aumento do desânimo e letargia como, por exemplo, o alto consumo de açúcar e carboidratos simples.

Por outro lado, existem aqueles alimentos que dão mais energia e disposição para que tenhamos mais ‘gás’ em nosso dia-a-dia.

Estes são alguns dos alimentos que dão mais energia e disposição:

Proteínas: são importantes fontes de energia e que ajudarão a manter você ativo por mais tempo do que os alimentos ricos em carboidratos simples.

Carboidratos complexos: São os carboidratos de índice glicêmico baixo que mantêm os níveis de energia mais estáveis. São eles: pão integral, arroz integral e legumes.

Chocolate amargo: Rico em cacau e com quantidade menor de açúcar, o consumo de chocolate amargo é recomendado por médicos e nutricionistas por possuir vários benefícios para nossa saúde.

E quando o assunto é animar ou trazer alegria para a vida, ele é um dos campões, pois possui serotonina, endorfina, anandamida e teobromina, substâncias que atuam diretamente na sensação de bem-estar, reduzindo o estresse e levando à sensação de felicidade e disposição.

Prefira chocolates com o índice maior de cacau (acima de 70%), além de, é claro, utilizar o cacau em pó puro.



Alimentos ricos em ferro: frutas secas, folhas verdes devem ser combinadas com vitamina C para melhor absorção do ferro.

O ferro aumenta o nível hemoglobina no sangue, responsável por levar oxigênio até os músculos e órgãos, possibilitando assim que seja convertida os nutrientes em energia.

Alimentos rico em iodo: Nossa glândula tireoide precisa de iodo para um bom funcionamento. E uma das causas de desanimo e falta de energia apontadas pelos médicos é o seu mal funcionamento.

Por isso, inclua alimentos ricos em iodo como algas, ovos, mariscos e iogurtes naturais. Consuma com moderação hortaliças brássicas como repolho, brócolis e couve flor, já que estas interferem na absorção de iodo.

Alecrim: Fonte de minerais e antioxidantes que melhoram nossa saúde, o alecrim estimula o bom humor, alivia dores e ainda diminui a sensação de fadiga.

Ovo: muito popular, o ovo possui os oito aminoácidos essenciais para as funções do nosso organismo. Entre eles está o de estabilizar o humor.

Nozes: São fontes de fitoestrógenis que estabilizam os hormônios femininos e ainda aumentam a energia e dão sensação de bem-estar.

Como são ricas em triptofano (que estimula o bom humor), ajudam também a melhorar a qualidade do sono, o que é fundamental para uma vida com mais energia.




Além de alimentos que melhoram a energia e o nosso ânimo, existem algumas dicas que podem ajudar também a melhorar sua qualidade de vida e disposição:

  • Procure dormir oito horas por dia
  • Mantenha-se hidratado
  • Pratique atividade física
  • Diminua o consumo de álcool
  • Previna-se da candidíase

A candidíase é uma infecção causada pela cândida (um fungo) no sistema gastrointestinal e que pode causar baixa de energia e fortes dores de cabeça. Para evitar o seu desenvolvimento, reduza o consumo de álcool, açúcar e alimentos que fermentam no trato digestivo, além do uso exagerado de antibióticos.

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