Home » Dicas » Conheça os alimentos anticâncer que não podem faltar na sua mesa

Conheça os alimentos anticâncer que não podem faltar na sua mesa

postado em: Dicas 0
Conheça os alimentos anticâncer que não podem faltar na sua mesa
Conheça os alimentos anticâncer que não podem faltar na sua mesa

Cada pesquisa revelada mostra que a luta contra o câncer começa com a prevenção.

E uma das formas de prevenir é ter uma vida saudável, tendo como base uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Isto porque há certas substâncias específicas nestes alimentos como, por exemplo, os antioxidantes, que protegem as células do organismo que ajudam a combater e a evitar o aparecimento de câncer.

Bons hábitos alimentares são fundamentais para combater esta doença que está se tornando cada vez mais comum nos tempos de hoje.

Mas pesquisadores vem descobrindo que certos alimentos são capazes de combater e até prevenir o câncer. Conheça alguns destes alimentos:




Conheça 10 alimentos anticâncer

Linhaça

alimentos-anticancer-02A linhaça é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata.

Estudos comprovaram que ela é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama, ou seja, evita que o tumor se espalhe.

Mas atenção! O melhor consumo dela é através do gel de linhaça (que já ensinei a fazer no blog) ou em farinha, desde que você triture em casa e consuma imediatamente.

As farinhas de linhaça prontas que são comercializadas não possuem grandes valores nutricionais, pois elas oxidam e perdem grande parte das suas vitaminas.

Brócolis

alimentos-anticancer-03Todos os vegetais crucíferos (couve-flor, repolho, couve) contêm propriedades anticancerígenas, mas o brócolis é o único com uma grande quantidade de sulforafano, um composto particularmente potente que estimula enzimas protetoras do corpo e libera produtos químicos cancerígenos.

Chá Verde

alimentos-anticancer-04O chá verde contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer. Estudos descobriram que as catequinas presentes no chá podem encolher tumores e reduzir o crescimento de células tumorais.

Mas por favor, não adoce! Juro que você vai se acostumar com o gosto.

Tenha esta bebida com uma ‘poção mágica’, necessária para uma boa saúde e não para um chá com bolachas.

Eu tomo chá verde há anos! Aqui em casa não pode faltar.

Tomates

alimentos-anticancer-05A melhor fonte alimentar de licopeno, um carotenóide que dá aos tomates sua cor vermelha.

Além de evitar o câncer de próstata, pelo que já é conhecido, ele também apresentou ótimos resultados sobre o câncer de endométrio. Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, o consumo diário do licopeno é capaz de barrar o câncer do endométrio.

Nozes

alimentos-anticancer-06Os fitoesteróis são encontrados em alimentos de origem vegetal e são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, as nozes são importantes na prevenção do câncer de mama.

O fruto seco ajuda a reduzir a taxa de crescimento dos tumores.

Estudos comprovaram que são altamente capazes de bloquear os receptores de estrogênio em células de câncer de mama, desacelerando assim o crescimento das células, segundo diz Elaine Hardman, professora da Marshall University School of Medicine, em Huntington, West Virginia.

Feijão

alimentos-anticancer-07Os feijões são capazes de reduzir significativamente a incidência de câncer de cólon, pois aumentam os níveis do butirato, que, em altas concentrações, tem efeito protetor contra o surgimento do câncer.

Além de ser eficaz também contra o câncer de mama.

Frutas vermelhas

alimentos-anticancer-08Morango, cereja, ameixa, framboesa, amora e outras frutas vermelhas têm propriedades anticancerígenas que diminuem os riscos do aparecimento de tumores.

Elas possuem fitonutrientes denominadas antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de vasos sanguíneos que podem alimentar um tumor.

Estas frutinhas são capazes de neutralizarem, diminuírem e ainda repararem as consequências da ação oxidativa resultante do estresse e de inflamações.

Cúrcuma ou Açafrão-da-Terra

alimentos-anticancer-09Comum na culinária tradicional indiana, este condimento inibe a proliferação de células cancerígenas pelo organismo.

Ela é um poderoso anti-inflamatório, anticancerígeno e ainda melhora o funcionamento do fígado, são tantos seus benefícios que aqui em casa não falta!

A substância que lhe confere a cor amarela é a curcumina. Estudos de laboratório usando suplementos com a curcumina têm mostrado que ela pode desempenhar um papel importante no combate aos tumores de câncer de mama, quando combinado com o tratamento.

Alho

alimentos-anticancer-10Além de deixar os preparos deliciosos, o alho pode ainda tornar eles mais nutritivos.

Uma das principais substâncias cancerígenas para o estômago é a nitrosamina, substância química encontrada principalmente em alimentos defumados, como embutidos e alimentos processados, além de produtos derivados do leite, que têm como conservantes nitratos ou nitritos, que são precursores das nitrosaminas.

No alho foram encontrados fitoquímicos que podem deter a formação destas nitrosaminas.

Maçã

alimentos-anticancer-11A maçã previne o câncer de mama e, dentre os muitos benefícios oferecidos pela fruta, destaca-se a ajuda na digestão, retardamento do processo de envelhecimento e prevenção do derrame, entre outros.

Por meio de suas fibras, a maçã também reduz o colesterol, contribuindo na prevenção do câncer digestivo.




Estes são alguns dos alimentos importantes que temos que buscar incluir em nossas refeições diariamente, mas existem também alguns cuidados que temos que ter, como:

  • Tomar sol nos horários adequados, para aumentar a vitamina D do corpo
  • Beber muita água
  • Fazer exames periódicos
  • Evitar o consumo de gorduras
  • Evitar o consumo de carnes processadas
  • Evitar o consumo de álcool
  • Evitar o consumo de doces
  • Evitar o consumo de refrigerantes
  • Evitar o consumo de defumados como o de churrasco, que são impregnados pelo alcatrão, proveniente da fumaça do carvão – o mesmo encontrado na fumaça do cigarro –, e que tem ação cancerígena conhecida.
  • Praticar exercícios

Uma vida com equilíbrio é o segredo para uma vida saudável.

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.