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Conheça as causas e a prevenção do triglicérides alto

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Conheça as causas e a prevenção do triglicérides alto
Conheça as causas e a prevenção do triglicérides alto

Cresce cada vez mais o número de pessoas com problemas de saúde com triglicérides no sangue. Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue que, quando estão acima de 150 ml/dl, aumentam o risco de doenças.

É um fator preocupante, já que esses níveis altos estão associados a várias doenças como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Uma das principais causas desse aumento é a gordura trans, presente principalmente em produtos industrializados como: bolachas, salgadinhos, bolos prontos (aqueles vendidos em supermercado), cookies, margarina, entre outros.

A solução para esse problema está na reeducação alimentar, algumas substituições no seu dia a dia podem melhorar (e muito!) sua saúde e colaborar no seu tratamento.

Cerca de 80% dos triglicerídeos presentes na circulação sanguínea provêm da alimentação, por isso, alimentar-se de forma saudável é fundamental.

Trocar alimentos refinados (pão, arroz, macarrão, farinha) por alimentos integrais é a primeira medida que você deve tomar, pois os carboidratos refinados elevam o açúcar no sangue, estimulando assim a produção de insulina, que por sua vez eleva os triglicerídeos.

Já em relação à carne, prefira as magras e grelhadas e inclua também peixe em seu cardápio.

Fuja dos embutidos (por várias razões), pois eles também são prejudicais para quem está com triglicérides alto.

Evite o consumo de gorduras saturadas presentes, principalmente, no leite integral, queijos e iogurtes.

Reduza doces como gelatinas, sucos de caixinha, bolos, leite condensado, sorvetes, bolachas recheadas, chocolates, balas e até aquelas bolachas que são vendidas em supermercados como “saudáveis” (leiam o rótulo sempre!).

O exercício físico é altamente eficaz para os que apresentam triglicérides elevados. Sua prática chega a reduzir em até 20% o nível dos triglicerídeos –vale até uma caminhada, viu?

É claro que o uso continuo de alguns alimentos podem fazer a diferença na sua saúde, prevenindo que você desenvolva doenças ou auxiliando no tratamento de quem já está com triglicérides alto. São eles:

  • Abacaxi
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Chá verde, suco de uva integral
  • Espinafre
  • Farelo de aveia
  • Lentilhas
  • Linhaça
  • Nozes
  • Peixes como salmão, sardinha, atum, arenque (não fritos, por favor!)
  • Quinoa
  • Sementes de chia e linhaça

Claro que além da má alimentação, outros fatores podem ser determinantes para que uma pessoa tenha a alteração no nível de triglicérides. Uma delas é o fator emocional.

Quem me acompanha ou me conhece sabe o quanto eu acredito que nossas emoções interferem em nossa saúde.

Para uma vida saudável não basta apenas se alimentar bem, é preciso estar feliz e bem consigo mesmo.

Segundo os estudiosos da área, problemas com triglicérides é o resultado de uma tristeza profunda e de problemas do passado mal resolvidos.

Por isso, se você se identifica com alguma dessas causas, procure ajuda ainda hoje, seja com uma boa terapeuta (o que é ideal) ou, se por alguma razão não tiver condição, procure livros que tratam do tema. Hoje existem ótimos livros no mercado de autoajuda, psicologia e doenças emocionais.

Viver bem e ter uma alimentação adequada é o segredo para uma vida saudável.

E por fim, na dúvida ou para um melhor tratamento adequado consulte sempre um médico especialista.

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