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Mix de castanhas apimentadas

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Mix de castanhas apimentadas
Mix de castanhas apimentadas

Os lanchinhos entre as refeições são fundamentais para ajudar no processo de emagrecimento e, também, para se ter uma alimentação saudável.

Eles ajudam a saciar a fome e, consequentemente, na hora da refeição você irá comer menos. Esses lanches também aliviam a vontade de comer doces e outras besteirinhas antes das principais refeições, principalmente no período da tarde.

Por isso, as castanhas são ótimas opções para os lanches intermediários. São riquíssimas em vitaminas capazes de evitar muitas doenças.

Estudos mostram que a ingestão diária de castanhas pode reduzir o LDL (colesterol ruim) e também as triglicérides.  Isso acontece por causa da grande quantidade de gorduras monoinsaturadas presentes nesses alimentos, que ‘limpam’ as moléculas de colesterol das artérias.

E não é só isso, elas ainda possuem:

• Castanha de caju: Fonte de cobre, magnésio, fosforo, triptofano. Contem aminoácidos essenciais entre eles o precursor do oxido nítrico, substancia com ação vasodilatadora que auxilia na diminuição da pressão arterial. Também é rico em fitoquímicos e fitosteróis que tem propriedades anticancerígena.

• Castanha do Pará ou Castanha do Brasil: Ela possui um alto valor proteico e também uma quantidade alta de selênio, um antioxidante importante que auxilia no sistema imunológico. Duas castanhas diárias já são suficientes para as nossas necessidades de selênio.

• Amêndoas: Ricas em cálcio, fósforo e arginina contribuem para a circulação e a saúde cardiovascular. Por possuir magnésio e vitamina E, combate o excesso de radicais livres do nosso organismo.

Mas vale lembrar que, apesar de serem benéficas para nossa saúde, elas devem ser consumidas com moderação. E no caso de dúvidas, sempre consulte um médico.

Nesta receita eu usei castanha do Pará (ou castanha do Brasil), castanha de caju e amêndoas, mas você pode usar qualquer uma que gostar. Junto com temperos funcionais, este mix de castanhas se torna uma verdadeira explosão de vitaminas e sabor.

Vamos à receita?

Mix de castanhas apimentadas
Mix de castanhas apimentadas

Mix de castanhas apimentadas

Ingredientes:

2 xícaras de castanhas picadas (castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas)

½ xícara de chá de açúcar demerara

1 colher de chá de cúrcuma

1 colher de chá de páprica picante

Sal rosa

Modo de preparo:

Coloque a cúrcuma, a páprica e o açúcar em uma frigideira antiaderente e ligue o fogo baixo. Quando o açúcar começar a derreter acrescente rapidamente as castanhas e misture bem com uma colher.

Como o açúcar queima facilmente é preciso ficar atento e misturar rapidamente.

Quando as castanhas ficarem com aquela crosta, desligue o fogo e salpique uma pitada do sal rosa.

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